O Que você entende por Democracia?

A democracia, diz o lema corrente no Washington Post, morre quando há escuridão. Quando quem está no poder consegue manter seus segredos ou calar as vozes dissonantes. A democracia vive quando há imprensa livre e diversa, quando há cidadãos interessados em ler opiniões diversas.

Democracia é uma forma de governo em que o poder é exercido pelo povo, direta ou indiretamente, por meio de eleições livres e justas, garantindo a igualdade de direitos e oportunidades a todos os cidadãos. Na democracia, as decisões políticas são tomadas pela maioria dos cidadãos, respeitando-se os direitos das minorias e as regras estabelecidas pela Constituição e pelas leis. A democracia também envolve a participação ativa dos cidadãos na vida política e social do país, por meio de mecanismos como a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, o direito de reunião e a livre associação. Além disso, a democracia requer instituições públicas sólidas e independentes, como o Poder Judiciário, a imprensa livre, a sociedade civil organizada e o controle social sobre o governo.

A democracia é considerada uma das formas mais avançadas de governo, pois garante a participação e a representação de todos os setores da sociedade, permitindo a expressão das diferentes opiniões e visões de mundo. A democracia também é um regime político que busca a proteção dos direitos humanos e das liberdades individuais, incluindo a liberdade de expressão, de religião, de orientação sexual e de pensamento.

No entanto, é importante destacar que a democracia não é um sistema perfeito e está em constante evolução. O processo democrático envolve a negociação, o diálogo e o respeito mútuo, assim como o reconhecimento das diferenças e o fortalecimento das instituições que garantem a transparência e a accountability das decisões políticas.

Por isso, é fundamental que os cidadãos estejam engajados e participem ativamente do processo democrático, exercendo seus direitos e deveres, e promovendo a transparência, a integridade e a responsabilidade dos governantes. Assim, a democracia pode ser fortalecida e aprimorada, garantindo um ambiente político estável e propício ao desenvolvimento social e econômico.

Estimule a Democracia: acompanhe os Políticos de nossa cidade, vejam se eles realmente estão fazendo o que foram eleitos para fazer ou se estão usando seu cargo somente para favorecer seus amigos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *